DIETA PALEOLÍTICA – A DIETA NATURAL

Está a tornar-se um sucesso a nível mundial. Este regime alimentar totalmente natural, consiste numa alimentação muito semelhante à dos nossos antepassados do período paleolítico daí o nome desta dieta.

Estudos científicos, comprovam que este é o tipo de alimentação para o qual o corpo humano está preparado, ao contrário da alimentação convencional que é feita pela maioria da população, que inclui a ingestão de alimentos geneticamente modificados e altamente processados , o que mais tarde poderá resultar em vários problemas de saúde.

A dieta paleolítica, inclui a ingestão de alimentos naturais, livres de qualquer transformação industrial moderna.

ALIMENTOS INCLUIDOS NA DIETA PALEO:

Carnes:

Bife do lombo – Bife de vitela – Lombo de porco – Costeletas de porco – Peito de frango – Peito de peru – Fígado – Faisão – Pato – Coelho – Ovos (máximo 6 por semana)

Peixes:

Bacalhau – Garoupa – Enguia – Linguado – Tainha – Salmão – Sardinha – Perca – Truta – Robalo – Dourada – Cavala – Tamboril – Marisco (qualquer tipo)

Fruta:

Toda a fruta comercialmente disponível.

Legumes:

Alcachofra – Espargos – Folhas de beterraba – Beterraba – Pimentão – Brócolos – Couve-de-Bruxelas – Repolho – Cenouras – Couve-flor – Aipo – Couve – Pepino – Chicória – Cebolinha – Cogumelos – Cebolas – Salsa – Pimenta – Abóbora –  Rabanete – Couve-nabo – Alga – Espinafre – Tomate (na verdade, um fruto, mas a maioria das pessoas pensam que é um vegetal) – Nabiça – Nabos – Agrião – Nozes e Sementes – Amêndoas – Castanha do Brasil – Castanha de caju – Castanhas Avelãs (avelãs) – Nozes – Pinhões – Pistácios (sem sal) – Sementes de girassol

 

Este tipo de alimentação, apesar de ser vasto, inclui no entanto algumas restrições. Estas incluem a ingestão de produtos lácteos (manteiga, leite, queijo, iogurte etc..), sal, açúcar, grão, feijão, farinhas, arroz, centeio, milho, cevada, bebidas alcoólicas e café. A dieta paleo tem como benefícios a redução de inchaço abdominal (sensação de barriga inchada), perda de peso, ajuda a reduzir o colesterol e também diminui o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

Contudo, antes de dar inicio a esta dieta, deverá primeiro consultar um especialista.

 

 

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