ANDAR DESCALÇO É MAIS SAUDÁVEL

 

Todos os anos são fabricados milhões de sapatos. Todos os anos são comprados milhões de sapatos. A grande maioria da população tem vários pares de sapatos. Mas põe-se a pergunta: Será mesmo necessário usar sapatos?

A resposta é não! Alias, novos estudos comprovam que para além de ser dispendioso, usar sapatos não é saudável.

Apesar de nos proteger dos riscos do solo, na verdade o calçado impede o desenvolvimento muscular da planta do pé podendo ainda prejudicar as articulações dos dedos dos pés.

Calçado acolchoado, como os ténis absorvem a força do corpo o que por vezes pode causar uma postura incorrecta no andar sem sequer nos apercebermos.

Vários médicos e cientistas acreditam que devido às várias terminações nervosas dos pés, andar descalço estimula o cérebro, o que promove a sua saúde.

Existe ainda o mito que andar descalço pode ser prejudicial para a nossa saúde e como consequência pode provocar o aparecimento de gripes e constipações, isto não passa apenas de um mito que já for comprovado ser falso. As constipações e as gripes são provocadas pelo vírus Influenza, este pode ser transmitido de várias formas. O facto de andar descalço não causa o aparecimento do vírus, nem a sua transmissão. Existe a teoria que devido á diferença de temperatura, andar descalço poderia baixar as defesas do nosso sistema imunitário, porém, esta teoria não foi ainda comprovada.

Para além de todos os benefícios acima mencionados, andar descalço é económico pois não temos de gastar centenas de euros em calçado.

Para aqueles que querem não querem abdicar de um par de sapatos mas ao mesmo tempo quer experimentar a sensação de andar descalço pelas ruas, podem sempre experimentar os sapatos Vibram Fivefingers que simulam a prática de andar descalço mas ao mesmo tempo protegem os pés dos vários riscos do solo.

Posted in CORPO E MENTE, NUTICIAS.

reNUvar